O Google criou um novo projecto, ”The Literacy Project” (TLP), que visa contribuir para a alfabetização e a literacia, a nível mundial. No TLP, o Google concentrou os seus serviços sobre livros, artigos académicos, vídeo, mapas, blogs, grupos de discussão, com o intuito de apoiar os professores, alunos e instituições ligadas à educação a partilhar recursos de apoio e promoção à leitura.
O TLP, que disponibiliza múltiplos recursos e produtos direccionados à área da educação/alfabetização, foi lançado hoje na abertura da Feira do Livro de Frankfurt (que decorre, este ano, até 8 de Outubro), a maior do género no mundo, em parceria com a UNESCO e a LITCAM (uma campanha pela alfabetização organizada pelos organizadores da feira). Uma das temáticas da Feira deste ano é precisamente a analfabetismo e a ileteracia. "Esperamos que o novo site sirva como uma ponte para comunicação e acesso ainda maiores a informações importantes sobre problemas -e soluções- de alfabetização", disse Nikesh Arora, vice-presidente de operações do Google na Europa. O Google solicitou a organizações de alfabetização em todo o mundo que coloquem no site segmentos em vídeo explicando e demonstrando o sucesso de seus programas de ensino. Por enquanto o projecto apenas funciona duas Línguas, mas o Google espera em breve estender a mais.
O projecto–piloto começou com o PlanetRead (que a Google tem apoiado), na Índia, e que agora é internacionalizado.
Segundo as estimativas da UNESCO existem mais de um bilhão de pessoas (com mais de 15 anos) analfabetas em todo o mundo. Consciente do acréscimo gradual das suas responsabilidades sociais e humanitárias, em face da dimensão que adquiriu no planeta, o Google empenha-se em projectos da vertente educacional.
O novo projecto do Google também acresce de visibilidade projectos como o Google Vídeo, Google Scholar, ou o Google Books Search. |